top of page

XIV Congresso Iberolatinoamericano de Direito de Seguros AIDA – CILA

Aconteceu, entre os dias 02 e 05 de maio, na cidade de Santa Cruz, na Bolívia, o XIV Congresso Iberolatinoamericano da AIDA – CILA, que contou com a participação de 250 congressistas das mais diversas nacionalidades.


O Comitê Ibero Latino Americano de AIDA - CILA foi criado no ano 1962, com o objetivo de fortalecer os vínculos existentes entre as distintas Seções Ibero Americanas da AIDA, assim como reunir esforços em defesa do estudo e a divulgação do Direito dos Seguros e de suas matérias afins.


Na edição de 2017 do CILA, na Bolívia, foram tratados temas como: os princípios gerais dos contratos de seguro, o seguro de automóvel e responsabilidade civil, o seguro de poluição ambiental, além de outros temas de responsabilidade civil e seguros e seguros de pessoas.


O advogado Pery Saraiva Neto atuou como conferencista, na manhã do dia 4, juntamente com o advogado Sérgio Guido, da Costa Rica, no painel intitulado "Contaminación ambiental y posible respuesta de los seguros de responsabilidad civil". Na ocasião proferiu palestra intitulada "SEGUROS PARA RISCOS AMBIENTAIS: delimitação da infortunística ambiental em um cenário de riscos difusos e complexos".

Durante o Congresso foram realizadas ainda as tradicionais reuniões dos Grupos de Trabalho da AIDA e do CILA. Na manhã do dia 03 foi realizada a reunião do GT de Mudanças Climáticas e Eventos Catastróficos (AIDA CLIMATE & CATASTROPHIC EVENTS WORKING PARTY), presidido pelo Professor Tim Hardy, de Londres. Nesta ocasião Pery Saraiva Neto realizou a apresentação de dois trabalhos: "MARIANA, 18 meses depois", no qual abordou o desastre ocorrido em Minas Gerais, em novembro de 2015, especialmente com atualizações sobre desdobramentos jurídicos e judiciais do caso; e "SEGUROS PARAMÉTRICOS algumas reflexões jurídicas", quando apresentou as principais peculiaridades desta nova modalidade de seguros, de alta relevância no cenário das mudanças climáticas, especialmente tratando das questões jurídicas relacionadas.

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
No tags yet.
bottom of page