XIV Congresso Iberolatinoamericano de Direito de Seguros AIDA – CILA
Aconteceu, entre os dias 02 e 05 de maio, na cidade de Santa Cruz, na Bolívia, o XIV Congresso Iberolatinoamericano da AIDA – CILA, que contou com a participação de 250 congressistas das mais diversas nacionalidades.
O Comitê Ibero Latino Americano de AIDA - CILA foi criado no ano 1962, com o objetivo de fortalecer os vínculos existentes entre as distintas Seções Ibero Americanas da AIDA, assim como reunir esforços em defesa do estudo e a divulgação do Direito dos Seguros e de suas matérias afins.
Na edição de 2017 do CILA, na Bolívia, foram tratados temas como: os princípios gerais dos contratos de seguro, o seguro de automóvel e responsabilidade civil, o seguro de poluição ambiental, além de outros temas de responsabilidade civil e seguros e seguros de pessoas.
O advogado Pery Saraiva Neto atuou como conferencista, na manhã do dia 4, juntamente com o advogado Sérgio Guido, da Costa Rica, no painel intitulado "Contaminación ambiental y posible respuesta de los seguros de responsabilidad civil". Na ocasião proferiu palestra intitulada "SEGUROS PARA RISCOS AMBIENTAIS: delimitação da infortunística ambiental em um cenário de riscos difusos e complexos".
Durante o Congresso foram realizadas ainda as tradicionais reuniões dos Grupos de Trabalho da AIDA e do CILA. Na manhã do dia 03 foi realizada a reunião do GT de Mudanças Climáticas e Eventos Catastróficos (AIDA CLIMATE & CATASTROPHIC EVENTS WORKING PARTY), presidido pelo Professor Tim Hardy, de Londres. Nesta ocasião Pery Saraiva Neto realizou a apresentação de dois trabalhos: "MARIANA, 18 meses depois", no qual abordou o desastre ocorrido em Minas Gerais, em novembro de 2015, especialmente com atualizações sobre desdobramentos jurídicos e judiciais do caso; e "SEGUROS PARAMÉTRICOS algumas reflexões jurídicas", quando apresentou as principais peculiaridades desta nova modalidade de seguros, de alta relevância no cenário das mudanças climáticas, especialmente tratando das questões jurídicas relacionadas.