top of page

CONGRESSO MUNDIAL DE SEGUROS - AIDA RIO 2018

Os advogados Pery Saraiva Neto e Maiara Bonetti Fenili participaram do XV Congresso Mundial de Seguros, da AIDA, realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 13 de outubro.


O evento reuniu organizações, acadêmicos, executivos, advogados e interessados no setor de seguros de diversos países, promovendo um ambiente de troca de experiências, conhecimento, networking e oportunidades de parcerias.


O evento reuniu cerca de 400 participantes de diversos países e foi considerado um dos melhores eventos realizados pela AIDA.


Pery Saraiva Neto, presidente do Grupo Nacional de Trabalho em Seguro Ambiental da AIDA/BRASIL e vice-presidente do Grupo de Trabalho Seguros e Mudanças Climáticas CILA/AIDA, participou do Painel sobre “Seguro Poluição – Métodos, Coberturas e Beneficiários”.


Em sua participação na plenária apresentou palestra com o tema “O seguro como garantia de reparação dos danos ambientais”, onde abordou sobre as maiores catástrofes ambientais ocorridas no mundo, dando ênfase para a tragédia ambiental ocorrida em Mariana/MG, no final do ano de 2015.


Dr. Pery demonstrou que passados quase três anos do referido episódio, as informações a que se tem acesso, sobre os desdobramentos do episódio, indicam que, embora um enorme aparato jurídico-estatal tenha sido mobilizado, poucas foram as soluções efetivadas, tanto no sentido de recuperação dos recursos naturais quanto de reparação e reestruturação da vida das vítimas. Talvez o mais lamentável: nada foi estruturado em termos jurídicos para propiciar resiliência e prover respostas mais eficientes para futuras situações semelhantes.

Além disso, de acordo com o advogado todos os episódios de catástrofes ambientais, dos mais aos menos graves, são judicializados. Com isso, fez um alerta de que é preciso olhar e pensar o futuro, trazendo inúmeras possibilidades de prevenção, enaltecendo a enorme importância que tem uma política de seguros para as peculiaridades dos riscos ambientais, bem estruturada, capaz de propiciar enormes vantagens sociais e econômicas.


Já no Grupo de Trabalho Seguros e Mudanças Climáticas CILA/AIDA, o Dr. Pery fez uma apresentação sobre “Os danos individuais e sua projeção massificada: seguros obrigatórios em um modelo de first-party insurance como ferramenta de resiliência diante de desastres ambientais”.




A advogada Maiara, que é Vice-Presidente do CILA Jovem e responsável pela área de Novas Tecnologias e Proteção de Dados do escritório, participou ativamente dos grupos de "Novas Tecnologias - Veículos e Robôs Autônomos, Riscos Cibernéticos e Processo de Seguro" e "New Technologies, Prevention and Insurance", onde foram abordados relevantes pontos sobre o limite entre a liberdade e a privacidade dos consumidores diante da disseminação massiva de dados pessoais, que podem levar à discriminação, além de abordar o emprego da responsabilidade à seguradora, ao segurado ou ao responsável pela manutenção do veículo em casos de utilização de carros autônomos.




Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
No tags yet.
bottom of page