CONGRESSO MUNDIAL DE SEGUROS - AIDA RIO 2018

 

Os advogados Pery Saraiva Neto e Maiara Bonetti Fenili participaram do XV Congresso Mundial de Seguros, da AIDA, realizado pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 13 de outubro.

 

O evento reuniu organizações, acadêmicos, executivos, advogados e interessados no setor de seguros de diversos países, promovendo um ambiente de troca de experiências, conhecimento, networking e oportunidades de parcerias.

 

O evento reuniu cerca de 400 participantes de diversos países e foi considerado um dos melhores eventos realizados pela AIDA.

 

Pery Saraiva Neto, presidente do Grupo Nacional de Trabalho em Seguro Ambiental da AIDA/BRASIL e vice-presidente do Grupo de Trabalho Seguros e Mudanças Climáticas CILA/AIDA, participou do Painel sobre “Seguro Poluição – Métodos, Coberturas e Beneficiários”.

 

Em sua participação na plenária apresentou palestra com o tema “O seguro como garantia de reparação dos danos ambientais”, onde abordou sobre as maiores catástrofes ambientais ocorridas no mundo, dando ênfase para a tragédia ambiental ocorrida em Mariana/MG, no final do ano de 2015.

 

Dr. Pery demonstrou que passados quase três anos do referido episódio, as informações a que se tem acesso, sobre os desdobramentos do episódio, indicam que, embora um enorme aparato jurídico-estatal tenha sido mobilizado, poucas foram as soluções efetivadas, tanto no sentido de recuperação dos recursos naturais quanto de reparação e reestruturação da vida das vítimas. Talvez o mais lamentável: nada foi estruturado em termos jurídicos para propiciar resiliência e prover respostas mais eficientes para futuras situações semelhantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, de acordo com o advogado todos os episódios de catástrofes ambientais, dos mais aos menos graves, são judicializados. Com isso, fez um alerta de que é preciso olhar e pensar o futuro, trazendo inúmeras possibilidades de prevenção, enaltecendo a enorme importância que tem uma política de seguros para as peculiaridades dos riscos ambientais, bem estruturada, capaz de propiciar enormes vantagens sociais e econômicas.

 

Já no Grupo de Trabalho Seguros e Mudanças Climáticas CILA/AIDA, o Dr. Pery fez uma apresentação sobre “Os danos individuais e sua projeção massificada: seguros obrigatórios em um modelo de first-party insurance como ferramenta de resiliência diante de desastres ambientais”.

 

 

 

A advogada Maiara, que é Vice-Presidente do CILA Jovem e responsável pela área de Novas Tecnologias e Proteção de Dados do escritório, participou ativamente dos grupos de "Novas Tecnologias - Veículos e Robôs Autônomos, Riscos Cibernéticos e Processo de Seguro" e "New Technologies, Prevention and Insurance", onde foram abordados relevantes pontos sobre o limite entre a liberdade e a privacidade dos consumidores diante da disseminação massiva de dados pessoais, que podem levar à discriminação, além de abordar o emprego da responsabilidade à seguradora, ao segurado ou ao responsável pela manutenção do veículo em casos de utilização de carros autônomos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

AVERBAÇÃO DE CARGAS NO SEGURO DE RC TRANSPORTADOR RODOVIÁRIO DE CARGAS

March 13, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo